COMUNICAÇÃO É TROCA DE EMOÇÃO - Milton Santos

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Resumo do texto O paradoxo da miséria no Brasil.

Resumo do texto O paradoxo da miséria no Brasil.

(texto adaptado da revista veja -edição 1735-23janeiro de 2002)


Dentro de uma análise de contradições o texto O paradoxo da miséria no Brasil procura demonstrar um país que apresenta uma economia que se situa entre as dez maiores economias do mundo, porém, ao mesmo tempo apresenta um auto nível de miséria entre sua população. Dados dos anos 2000 nos mostram que o país chegou a atrair investimentos estrangeiros em torno de 30 milhões de dólares, no Brasil esta localizada metade dos usuários de Internet da América Latina, perdendo apenas para os E.U.A é a nação que mais compra aviões executivos e possui a cidade que apresenta a segunda maior frota de helicópteros do mundo. Apesar de toda a riqueza o país não conseguiu erradicar a miséria de seu território, no Brasil existem 53 milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza, destas podemos dividir em dois grandes grupos há 30 milhões de pessoas vivendo com extrema dificuldade, e há 23 milhões que vivem de maneira primitiva. O Brasil todos os anos aparece nas listagens internacionais como um dos países que apresenta a maior concentração de renda do planeta, isso pode ser simplificado da seguinte maneira 1% da população, a parcela mais rica, detém a mesma quantia de recursos que os 50% da população mais pobre. O problema da miséria no Brasil não se trata exclusivamente da carência de recursos como por exemplo ocorre na Ásia e África quando se trata da fome, nesses continentes falta alimento, porém, no Brasil isso não ocorre pelo contrário se produz bastante alimento, contudo a grande parcela da população não tem acesso a comida, ou seja, no Brasil há comida sobrando o problema é a forma como esse recurso é distribuído. Nesse sentido, o Brasil se apresenta como um país que possui recursos suficientes para amenizar ou ate mesmo erradicar a miséria de seu território, porém, devido a concentração de seus recursos esse sonho se torna cada vez mais distante.


José Hilco C. Santos

1 comentários:

Eduardo Marques,  3 de novembro de 2010 às 21:32  

pô meu muito massa cara esse texto, bem denunciativo, isso é q falta na maioria dos textos dos redatores que se amedrontam e de certa forma se mostram hipócrita!

Postar um comentário

  ©2010 .::CAGEO - UEVA::. Centro Acadêmico de Geografia by Diógenes Catunda == Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR