COMUNICAÇÃO É TROCA DE EMOÇÃO - Milton Santos

terça-feira, 1 de junho de 2010

[ARTIGO] DIA DO GEÓGRAFO II

Educação geográfica
As comemorações do Dia do Geógrafo e do Professor não se encontram jamais nas mesmas fases do ano. Isso não impõe qualquer problema, quando sabemos lidar com as múltiplas dimensões de nossa realidade profissional. Sejam advindas de conquistas tecnológicas e científicas ou de catástrofes pela ausência de planejamento adequado. Não é o caso da Geografia, como a mais ambientalista das Ciências Humanas; por conseguinte, isso não vale também para o profissional geógrafo. Mesmo diante de toda sua capacidade de articular processos territoriais, em diferentes escalas e representações. E quando constatamos que muitos desses geógrafos continuam isolados, apenas ensinando geografia, temos a exata medida do desperdício profissional.

Mas devemos comemorar & e envolver a sociedade civil & cientes de que o profissional de Geografia precisa reapresentar-se como professor, pesquisador e planejador. Para tanto, é crucial tornar sua atuação um exercício pleno de Educação Geográfica. Algo bem distinto do mero ensino de Geografia, com seus discursos globais, mecanicamente expostos em raras aulas semanais. Isto quando há professor e paciência para suportar a rotina.

Não podemos desconsiderar a importância da disciplina Geografia na formação básica dos jovens e adultos. Pesquisadores da Geografia Escolar & de Pierre Mombeig a Lucia Amorim Soares (entre tantos) & foram decisivos na demarcação de diretrizes curriculares que tornaram indispensáveis a licenciatura e o bacharel desse profissional. Entretanto, as transformações socioespaciais nos lançam o desafio da insuficiência; não da carga de aulas semanais, mas da visão geográfica de outros profissionais. Administradores, técnicos, comerciários, servidores ao concluírem sua formação básica sem um mínimo de horas na disciplina Geografia. Mas será que a Educação Geográfica aprendida carrega mais a influência das aulas ou do espaço cotidiano? Mesmo em festa, tendemos a confirmar a segunda opção. E por quê?

Uma hipótese é de ordem político-econômica, frente os limitados investimentos em escolarização. Mas se considerarmos os vantajosos indicadores educacionais dos últimos 15 anos, bem como a qualificação dos sistemas de avaliação (vide o novo Enem), conclui-se que a Geografia nunca foi tão fortalecida como disciplina e conhecimento interdisciplinar. O enfraquecimento, contudo, fica evidente em muitas frentes. A violência urbana dos lugares segregados; a ausência de serviços básicos no interior; o esvaziamento dos movimentos sociais e crescimento de ``tribos`` descompromissadas; a explosão do consumismo e seus impactos ambientais, etc. Ninguém afirma ter aprendido tais absurdos pelo ensino de geografia. Mas também não nega sua inoperância. E isso é duro de aceitar; principalmente quando nos comprometemos geograficamente com o que fazemos em sala de aula.

Outra hipótese mais promissora dá-se no campo político-metodológico. Uma educação geográfica, capaz de projetar valores ambientais e patrimoniais, além das práticas de sala de aula, deve conduzir uma renovação do professor de Geografia como agente local. É possível trabalhar o enfrentamento de tais problemas, conforme a ampliação da atuação dos professores no que chamamos de planejamento geográfico escolar. Trata-se da valorização da docência em sua capacidade de atuar e intervir nos destinos do bairro (comunidade ou região). Um educador de Geografia que articule o espaço escolar a outras instituições; às que educam, tanto quanto a escola. A Educação Geográfica precisa vencer o frágil ensino de Geografia ainda reinante. Oxalá os mais de 300 professores aprovados no último concurso de Geografia, no Estado do Ceará, estejam predispostos a atuar como agentes dessa Educação Geográfica, de fato e de direito.

CHRISTIAN DENNYS MONTEIRO DE OLIVEIRA
Coord. do curso de Geografia da UFC e autor de ``Sentidos da Geografia Escolar``

0 comentários:

Postar um comentário

  ©2010 .::CAGEO - UEVA::. Centro Acadêmico de Geografia by Diógenes Catunda == Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR