COMUNICAÇÃO É TROCA DE EMOÇÃO - Milton Santos

terça-feira, 1 de junho de 2010

[ARTIGO] DIA DO GEÓGRAFO IV

A luta dos geógrafos
Na década de 1930, o Brasil entrou num intenso processo histórico de organização do trabalho industrial, iniciando-se com a quebra do domínio das oligarquias da cafeicultura paulista e da pecuária mineira. Abria-se um novo conduto para a industrialização, ao tempo em que o mundo era abalado pela forte crise do sistema capitalismo, com o enfraquecimento do poder de compra dos países centrais. Era o momento de o Brasil produzir o que lhe convinha. Para tanto, era necessário conhecer as riquezas e o vasto território, preparar e fortalecer a força-de-trabalho, melhorar ou instalar as infra-estruturas urbanas e de comunicação. Assim, governo e setor privado voltam-se às grandes tarefas de instalar cursos, aprimorar as escolas, implantar melhorias nas cidades, construir unidades produtivas, mobilizar a população brasileira para a grande tarefa de por em funcionamento um novo sistema produtivo.

Institucionaliza-se e instala-se a grande Universidade de São Paulo, cria-se o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), regulamenta-se a fiscalização do trabalho técnico, de agrônomos, de arquitetos, de engenheiros e de técnicos de nível médio. A partir dessa dinâmica nacional, grupos de geógrafos do Rio de Janeiro e de São Paulo organizam a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), voltando-se ao conhecimento da realidade do espaço nacional, através de jornadas, visitas, círculos de debates sobre as condições do território. Diríamos que era um curso de geografia peripatético. À medida que se criavam cursos de geografia em outros centros urbanos, logo brotavam sessões da AGB. Podemos afirmar que a AGB era a primeira escola de formação de quadro profissional de geógrafos conscientes da concretude do País. Emergem, dessa prática, destacados nomes da literatura geográfica brasileira, como Manuel Correia, Aziz Ab-Saber, Milton Santos e outros que enriquecem essa ciência no País.

Nos centros com poucos profissionais, nasciam núcleos dependentes da sessão mais próxima. Essa era a realidade de Fortaleza, até a década de 1970. As atividades realizadas na capital do Ceará, em nome da AGB, se faziam com o aval da Sessão de Recife. É em Fortaleza que se realizará o III Encontro Nacional de Geógrafos em 1978, promovido pela AGB, quando têm início grandes mudanças no Estatuto da entidade, possibilitando o surgimento da Sessão em Fortaleza, em 1979. A partir desse momento, os geógrafos do Ceará se enquadrariam numa atividade de ricos debates da ciência e das questões locais e nacionais, abertas à participação de todos, não apenas dos profissionais com diplomas.

Em 1979, o governo disciplina a profissão de geógrafo estabelecendo o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) como órgão de fiscalização do exercício da profissão. Assim, os geógrafos conquistaram lugar nesse Conselho. A AGB tratou de ocupar esse espaço, mas não se enquadrou nas exigências legais por ser uma entidade aberta, não restrita só a bacharéis. Nasce, do movimento dos que estavam registrados no Crea, a Associação dos Profissionais da Geografia em alguns estados. Na década de 90, é oficializada a Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Ceará. Isso se faria necessário dada a carga de reivindicações específicas dos trabalhadores da Geografia. O Crea não tem a competência de defender as categorias nele registradas, responsabilidade de sindicatos e associações de cada conjunto de trabalhadores.

Nesse dia 29 de maio, dia da criação do IBGE, todos os estudantes de Geografia, profissionais, licenciados ou bacharéis, todos nós que vivenciamos a ciência que se volta a conhecer a produção e organização do espaço, morada de todos os homens, celebramos as lutas de hoje e de ontem, firmando sua continuidade em defesa de um ambiente sadio, dos direitos plenos a todos os cidadãos, do campo e da cidade, a viverem em solidariedade.

LUIZ CRUZ LIMA
Geógrafo. professor emérito da Uece e conselheiro titular do Crea-CE

0 comentários:

Postar um comentário

  ©2010 .::CAGEO - UEVA::. Centro Acadêmico de Geografia by Diógenes Catunda == Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR